PROJETO PÁSCOA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: Maternal
II
ÁREAS DE CONHECIMENTOS: Linguagem Oral,
Linguagem Musical, Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade.
I-
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade
levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a
importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se
valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser
resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos,
textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato
com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de
ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um
aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao
objeto de estudo.
Optei pelo tema em destaque, por
compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao
conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio,
relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a
instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações
relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus
conhecimentos.
II-
OBJETIVO
GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os
conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
III-
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Levar os
alunos à:
·
Conhecer
o significado de “Páscoa”;
·
Destacar
os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
·
Vivenciar,
valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
·
Identificar
semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho;
·
Conhecer
as cores utilizando os símbolos da Páscoa;
·
Vivenciar
personagens através de contos da Páscoa;
·
Expressar-se
e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado
com o tema Páscoa”.
IV-
METODOLOGIA
UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios
dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de
observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e
individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades
envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de
textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
V-
RECURSOS
UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas,
EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho
de som, televisão.
VI-
DESENVOLVIMENTO
( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão
desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em
destaque.
Serão desenvolvidas várias
atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais
como: colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc.
VII-
CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma
demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as
demais salas de aula.
VIII-
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de
registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto
individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da
professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a
organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala
de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário