A importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não brincar”. É
através do brincar que a criança se relaciona com o mundo, com as
pessoas que estão seu redor e com ela mesma. Através das brincadeiras,
ela expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com o ambiente em
que ela esta inserida. Essas categorias incluem: o movimento e as
mudanças da percepção resultantes essencialmente da mobilidade física
das crianças; a relação com os objetos e suas propriedades físicas assim
como a combinação e associação entre eles; a linguagem oral e gestual
que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para
brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e
atitudes que se referem à forma como o universo social se constroem; e,
finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se em um
recurso fundamental para brincar. Estas categorias de experiências podem
ser agrupadas em três modalidades básicas, quais sejam brincar de faz
de conta ou com papéis, considerada como atividade fundamental da qual
se originam todas as outras; brincar com materiais de construção e
brincar com regras.
As
brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que
possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de
tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc., propiciam a
ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
Por
meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma
visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de
cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das
linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos
afetivos e emocionais que dispõem. A intervenção intencional baseada na
observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes materiais
adequados, assim como um espaço estruturado para brincar permite o
enriquecimento das competências imaginativas, criativas e
organizacionais infantis. Cabe ao professor organizar situações para que
as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às
crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e
companheiros com quem brincar ou os jogos de regras e de construção, e
assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções,
sentimentos, conhecimentos e regras sociais. É preciso que o professor
tenha consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam
aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma
atividade espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva não se deve
confundir situações nas quais se objetivas determinadas aprendizagens
relativas a conceitos, procedimentos ou atitudes explícitas com aquelas
nas quais os conhecimentos são experimentados de uma maneira espontânea e
destituídos de objetivos imediatos pelas crianças. Pode-se, entretanto,
utilizar os jogos, especialmente àqueles que possuem regras, como
atividades didáticas. É preciso, porém, que o professor tenha
consciência que as crianças não estarão brincando livremente nestas
situações, pois há objetivos didáticos em questão.
ATRAVÉS DA BRINCADEIRA A CRIANÇA:
- Pesquisa
- Percebe
- Questiona
- Se orienta
- Cria normas
- Obedece as regras
- Imagina
- Resolve problemas
- Aprende a regular seu comportamento de acordo com as situações
- A criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.
- Cria relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
- Presente na relação que as crianças mantêm com o mundo.
- Diversidade e individualidade
- Proximidade com as práticas sociais reais
- Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios
DESENVOLVE :
- O seu aspecto fisco motor
- Seu aspecto social
- Emocional
- Artístico
- Lúdico
- Percepção do mundo
- Interação
- Diversidade e individualidade
- Proximidade com as práticas sociais reais
- Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios
SUGESTÕES DE CANTINHOS PARA SEREM MONTADOS NAS TURMAS:
- Cantinho da leitura / Artes
- Salão de beleza
- Bandinha
- Cantinho da matemática
- Cantinho de ciências
- Cozinha
- Sala de visitas
- Quarto
OS JOGOS ESTIMULAM O APRENDIZADO
Os
jogos podem fornecer oportunidades para explorarem aspectos da vida.
Quando jogam ou criam os seus, as crianças terão uma compreensão maior
de como o mundo funciona e de como poderão lidar com ele à sua maneira.
Os
jogos podem ser afirmações do que está acontecendo, ou representações
do que as crianças entendem. O jogo esta presente no dia-a-dia do aluno.
É através do jogo que ele constrói grande parte de seu conhecimento,
caracterizado pelo aspecto lúdico e prazeroso, e a interação com o outro
é espontânea. Com o jogo, a criança ultrapassa seus próprios limites,
adquirindo autonomia na aprendizagem. Com recursos pedagógicos, a
professora poderá utilizar-se de jogos e brincadeiras em atividades de
leitura e escrita, matemática e outros conteúdos, devendo, no entanto,
saber usar o jogo no momento oportuno.
VANTAGENS DE SE USAR O JOGO:
- Melhora a socialização entre os alunos;
- Permitir a criança a ser menos egocêntrica;
- Viver situações de competição e colaboração;
- Desenvolver a capacidade de observação, comparando diferenças e semelhanças;
- Aprender com mais facilidade de modo agradável;
- Apresentar algo desafiador para as crianças desenvolverem;
- Aprender a trabalhar em grupo, respeitando o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário