domingo, 20 de janeiro de 2013

Maguila é internado com quadro crítico de Alzheimer

O ex-lutador está na psiquiatria do Hospital das Clínicas e não aceita medicação

Maguila é internado com quadro crítico de Alzheimer  - Ag.News
 
O ex-boxeador Adilson Maguila está internado desde a última quinta-feira (17)  no setor de psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Maguila está em tratamento contra o mal de Alzheimer, mas constantemente se recusa a tomar a medicação indicada e o quadro se agrava profundamente.
O Fuxico conversou com a mulher do ex-pugilista, Irany, que relatou um pouco da triste situação de Maguila.
“Ele realmente está internado no Hospital das Clínicas. Nós não tivemos outra opção. Ele não quer tomar os remédios e aí acaba ficando muito nervoso, agressivo em casa e pelo tamanho dele, é complicado, a gente não consegue segurar, por isso achamos melhor ele estar em um lugar com profissionais especializados”, explica Irany.
A esposa de Maguila conta ainda que o estágio de demência do ex-lutador também vem se agravando nos últimos tempos e que ele se esquece das coisas, de fatos, pessoas e até do próprio estado de saúde em que se encontra.
“Ele invoca que não quer tomar o remédio e não há quem faça ele mudar de ideia. Eu tento ajudar como eu posso, mas também tenho meu trabalho e precisamos disso. Então não tenho como ficar controlando 24 horas por dia. Agora com ele internado eu praticamente estou internada com ele também, estou sempre ao lado dele, mas pelo menos o quadro está controlado e sob cuidados especiais”, diz a esposa do ex-lutador.
Irany relata ainda que Maguila também sofre de diabetes, o que deixa a pessoa ainda mais debilitada e irritada, agravando o estado de saúde.
Maguila está com 54 anos e é jovem para apresentar problemas de Alzheimer em estágio avançado. Mas Irany revela que a mãe dele e uma tia também sofreram da doença.
“Além do Alzheimer eu acredito também que as pancadas que ele levou na cabeça, ao longo da carreira, com as lutas, possa ter afetado alguma coisa nesse sentido também. Os socos são sempre muito fortes, ainda mais na categoria que ele lutava, os pesos-pesados, as pancadas na cabeça chegavam a uns 200 quilos. É muito complicado, realmente estamos numa situação bem complicada com ele”, conta Irany, que ressalta ainda que Maguila não aceita a ajuda de psicólogos e sempre diz que não ficará tomando remédios para o resto da vida.
“No hospital eles têm conversado muito com o Maguila, tentado ajudar. Mas ás vezes ele se esquece, diz que quer ir para casa, que não tem nada e que não vai ficar tomando remédio a vida toda. Se ele aceitasse a medicação, o quadro poderia ser controlado normalmente e ele melhoraria muito, mas...não aceita”, explica.
Na segunda-feira (21) Maguila deve passar por uma bateria de exames para reavaliar o quadro. Após os procedimentos Irany conversará com os médicos para saber quais os próximos passos para o tratamento.
“Ainda não sei o que vai acontecer. Depois dos exames é que vou conversar com a equipe médica e ver o que será melhor para ele. Se ele volta pra casa, se precisará de um home care (cuidados médicos na residência), ou se vai continuar internado por mais algum tempo. Só na segunda vamos saber”, finaliza Irany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário